A Importância de Planilhar os Gastos

É chato? É. Mas não é difícil de fazer, e depois de começar se torna cada vez mais fácil, mas nunca legal, se alguém falar que é legal, é mentira!

Eu usei o termo planilhar, mas quem quiser pegar um papel e escrever ta valendo também, não existe uma lei atualmente que defina como deve ser organizado suas finanças, mas que o Excel é uma ferramenta excelente para quem sabe usar, isso eu não tenho dúvidas.

Depois de escolher como vai se organizar, vêm a parte chata, que é passar a anotar todas as despesas que você tem no mês, desde conta de celular, luz/água, gastos no supermercado, aluguel, gastos com lazer, qualquer coisa em que você gastou dinheiro, independente de ser um gasto mensal ou não, até aquele chiclete que comprou depois do almoço tem que anotar. Por quê? Porque só assim, você vai ter uma real noção de quanto gasta por mês com cada tipo de despesa, sejam elas fixas ou variáveis, obrigatórias ou não.

Antes de continuar, alguns conceitos para dar mais seriedade ao blog:

Despesa fixa: despesas que ocorrem todo mês e que não tem o valor alterado de forma constante. Ex: aluguel; conta de celular; plano de internet; mensalidade da escola.

Despesas variáveis: despesas que também ocorrem mensalmente, mas que tem o valor alterado de acordo com a sua utilização. Ex: contas de luz/água; alimentação.

Despesas obrigatórias: tudo aquilo que você não pode viver sem. Ex: gastos com alimentação, luz/água.

Despesas não obrigatórias: toda a despesa que apesar de ser mensal pode ser cortada, por mais legal que seja ninguém morre sem o Netflix.

Pera aí! Tem que parar de ver Netflix?

Não, pelo contrário, o mais importante após anotar todas as suas despesas é definir dentro daquilo o que realmente é importante para você, e reduzir ao máximo o que for menos importante ou onde há desperdícios.

Muitas vezes acontece de a pessoa ter um orçamento apertado, e dizer que nunca sobra dinheiro ou que ganha pouco. Não é minha intenção discutir aqui quanto é um bom ou mal salário, mas sim mostrar que sempre existe uma forma de poupar ou gastar menos se houver esforço e principalmente planejamento.

Uma vez que você anote seus gastos, é possível perceber que não importa o quão dedicado seja, sempre vai haver uma despesa nova, ou um custo que não estava previsto, e muitas vezes ele vai acabar cabendo no seu custo mensal, mesmo que seja parcelado.

Em janeiro, por exemplo, tem a compra de material escolar, IPTU, ou o parcelamento daquele presente de natal. Março e Abril têm geralmente o gasto com chocolates devido a Páscoa, Maio um gasto extra com dia das Mães, e assim por diante, se você não é uma pessoa descontrolada, que vai fazendo dívida em cima de dívidas, há de concordar que, se é possível lidar com esses “imprevistos” sem fazer um planejamento dos gastos mensais, fazendo um acompanhamento contínuo fica muito mais fácil.

O ponto principal que quero mostrar com este texto é que, uma vez que você saiba o quanto pode gastar por mês com lazer ou até mesmo “imprevistos”, fica mais fácil evitar dívidas ou se precisar, ter uma dívida bem planejada e que caiba no seu bolso. Além disso, é mais fácil ir eliminando gastos que são menos necessários, como aquele pacote de TV por assinatura com 300 canais onde você só assiste 5, sendo que muitas vezes só para na frente da TV nos fins de semana, pode facilmente ser trocado por um pacote de streaming, bem mais barato.

Por último e talvez mais importante, com a sua planilha pronta, você pode iniciar pequenos investimentos, comece pequeno, a partir de R$ 30,00 já é possível comprar títulos do Tesouro, ou se prefere a poupança, vá em frente, melhor isso do que deixar dinheiro parado na conta ou gastar tudo em besteira somente porque sobrou algum dinheirinho fim do mês.

Espero que o texto tenha sido útil, dúvidas e sugestões serão sempre excluídas… Brincadeira serão muito bem vindas.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s