Poupança é um bom Investimento?

Coé Rapaziada,

Vamos lá, em primeiro lugar não vejo a poupança como um investimento. Apesar de ser muito querida por nós brasileiros, e ter tido boas taxas no passado, hoje a poupança rende pouco, chegando a perder da inflação muitas vezes.

Porque então a maioria das pessoas investe na famosa poupança?

Acredito que na maioria dos casos por ser o mais cômodo e por falta de conhecimento de outros produtos financeiros, ou até mesmo por ser muito tradicional, antigamente com as altas taxas de inflação a poupança era um meio de não perder o poder de compra de um dia para o outro, por exemplo, e devido a isso por costume passamos a ter a poupança como a principal opção para acumular patrimônio.

Muitos vão comentar que pela segurança a poupança seria uma boa escolha, mas lembro de que em 1992 houve o confisco da mesma, claro que o valor foi devolvido após um período com as correções, mas não deixou de ser um trauma para quem tinha seu dinheiro “investido” na época.

Obs: falei lembro, mas eu nasci em 1992, então eu só li mesmo sobre o assunto.

Por último, existe o argumento de que a poupança é isenta de tributos, e isso é realmente verdade, são raros os outros produtos financeiros que tenham este mesmo benefício, porém mesmo com o IR e IOF estes concorrentes tem maior rentabilidade, quase o dobro da poupança em alguns casos, principalmente quando temos uma alta nas taxas de juros.

Mas então, devo fugir da poupança?

Não acho que existe uma resposta de sim ou não para todos, mas cabe analisar cada caso. Apesar de existir opções melhores como o Tesouro Selic, por exemplo, a poupança é uma boa forma de acumular a sua reserva de emergência, como está disponível em todo grande banco fica fácil acessar esse produto financeiro e bastante cômodo para quem não quer ter o trabalho de abrir conta em uma corretora ou ainda se sente receoso em fazer isso.

Mesmo quem tem conta em corretora, acaba pagando taxas de transferência na hora de mandar o dinheiro do seu banco para sua conta na corretora, o valor gira em torno de 8,00 a 10,00 reais por operação (salvo se você foi muito feliz e garantiu a sua conta digital) o que acaba corroendo e muito os seus aportes. Neste caso acho muito mais válido acumular uma boa quantia na poupança e  somente depois transferir o valor para corretora.

Outro ponto importante sobre a poupança são as datas de aniversário, uma vez que seu dinheiro esteja lá, ele só irá render juros após um período de 30 dias, ou seja, caso você faça o resgate do valor no 29º dia após a aplicação seu dinheiro terá rendimento zero. Comparado com outros investimentos, que sigam as mesmas características, mesmo que o seu ganho seja mínimo, principalmente pela incidência de IOF que é absurda nos primeiros dias, você sempre terá tido uma valorização, mesmo que seja de centavos de reais.

Meu veredito é o seguinte: mesmo com inúmeros investimentos melhores, a poupança ainda pode ser usada como opção de alocação de recursos, principalmente para objetivos de curto prazo. Contudo, se você já tem um bom valor acumulado, acima de R$ 1000,00 já esta valendo, sugiro procurar outro investimento, um CDB de um banco pequeno ou títulos do tesouro direto, só não vale título de capitalização, use este somente como última alternativa.

Espero ter contribuído mais uma vez, e até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s