Financiamento: sonho de carro ou casa própria – parte 1

Fala galera,

Em primeiro lugar acho interessante mencionar que o financiamento se comporta da mesma forma que o empréstimo pessoal, porém existe um produto vinculado a essa dívida, seja um carro, uma casa, um financiamento escolar, etc.

Em termos de burocracia segue a mesma lógica do empréstimo, até maior, pois os valores nestes casos são bem mais expressivos, mas, apesar disso os juros para esse tipo de operação são mais baixos, devido à garantia oferecida pelo bem que está sendo adquirido, que não é totalmente seu até o fim do financiamento.

Já que é mais barato vou fazer mesmo, é isso?

Não acho que seja tão simples.

Vamos analisar a compra de um carro, por exemplo, minha ideia aqui não é dar aula de matemática financeira e nem descobrir qual banco cobra a menor taxa, mas sim mostrar uma série de fatores a serem analisados antes de encarar o financiamento.

Apesar da maioria das pessoas fazerem uma pesquisa bastante cuidadosa no momento de trocar de carro ou adquirir seu primeiro veículo, em relação ao preço, estado do automóvel, quilômetros rodados, ano, etc…é difícil ver esta mesma atenção na hora de avaliar as taxas do financiamento e análise do contrato, ou fazer uma busca por melhores oportunidades do que as oferecidas pela concessionária.

Entendo que existe toda a comodidade de fazer tudo com a loja onde se adquire o veículo, pela “parceria” do vendedor e coisa e tal, mas no fundo entra também a ansiedade de fechar logo o negócio e sair para da uns role com o carro novo.

Nesse caso, toda a pesquisa feita principalmente em relação ao preço acaba sendo meio furada, pois talvez aquele outro modelo da outra concessionária fosse R$ 1000,00 mais caro, mas oferecia melhores condições de financiamento, por exemplo, questão que nem foi avaliada, pois o carro foi descartado já que estava muito caro.

Mas ai fica baita chato analisar tudo isso, já é trabalhoso olhar várias concessionárias, ainda ter que ficar verificando condições de financiamento, o que era para ser legal virou uma tortura não é mesmo? Sim, fazer as coisas da melhor maneira é sempre chato, tudo feito com dedicação é chato, quem diz que não é ta mentindo, mas vale a pena.

Mais pontos ruins. Quando se pensa em comprar o carro no geral se avalia se a parcela cabe no bolso, e quanto tempo irá ficar pagando ali o financiamento, se tiver ok, o carro é legal e o vendedor ainda promete que vai dar um brinde (uma cesta com Mu-mu e um pacote de batata, nem é ruffles) pronto, já ficamos super- felizes e fechamos o negócio.

Ninguém lembra que carro precisa de gasolina, que tem emplacamento, IPVA , as revisões e o seguro, não quero ser o ranzinza aqui pessoal, mas no momento da compra é fato que muita gente não pensa nisso tudo e foca somente na parcela.

Fica só na bike e no buso então?

Não, também não é assim. Acho que toda conquista na vida é importante e nos motiva a seguir em frente, mas tudo deve ser bem pensado e planejado. Uma dica interessante, antes de iniciar um financiamento, poupe o valor da prestação que seria assumida já considerando a parcela, os gastos com gasolina, e um rateio mensal dos custos de seguro, IPVA e emplacamento, se você fizer isso durante três meses e seu orçamento ficar tranquilo, toca ficha, vai lá, procura seu carro, faça as devidas análises e fecha o negócio.

Mais interessante ainda, é fazer a poupança pelo máximo de tempo possível antes de precisar realmente do veículo, pois assim você consegue dar uma bela entrada e reduz o valor de financiamento.

Vou encerrar esse post por aqui para não ficar muito longo, mas prometo complementar a ideia de financiamento para casa própria em outro artigo.

Nos vemos nos próximos capítulos.

Flws.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s