Como invisto em CDI?

Então pessoal, já escrevi algumas vezes no blog sobre o CDI, mas ainda não havia comentado mais detalhadamente o que é o CDI, e qual sua utilidade.

É comum para quem já tem aplicação em títulos do seu banco, seja um CDB, ou outra  opção, que a rentabilidade prometida seja um percentual do CDI, geralmente é algo em torno de 70 a 90% desse indicador.

Mas então o que é CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) são títulos emitidos pelos bancos, e somente entre eles é que este título é negociado. A sua principal função é suprir as necessidades de caixa dos bancos ao fim do dia, caso haja um déficit o banco toma dinheiro emprestado de outro e o banco que emprestou o dinheiro emite o CDI.

Mas eu tenho um investimento em CDI, e agora?

Na verdade quem investe não adquire um CDI, mas sim outro título, que pode ser um CDB, LCI, LCA, LC, entre outros, e este título rende um percentual do CDI, ou seja, o seu investimento tem como indicador o CDI, contudo não há problema em usar esse termo, é fácil entender do que se está falando.

O CDI serve então como um Benchmark, e dentro da renda fixa é comum buscar investimentos que rendam um percentual de 100% ou mais do CDI, desta forma você sabe que esta fazendo uma boa escolha, pois seu investimento está lhe gerando um percentual igual ou maior do que o praticado entre os bancos.

E como sei qual a rentabilidade do meu investimento?

Para saber qual o percentual bruto do seu investimento é muito simples, basta multiplicar o CDI atual pelo percentual acordado do seu título.

Vamos supor que o CDI atual seja de 8,14%, e seu investimento renda 105% do CDI. Nesse caso basta multiplicar 8,14 x 105% ou 8,14 x 1,05, teríamos aproximadamente 8,55% de rendimento.

É possível consultar o CDI atual pelo site da CETIP, conforme link abaixo:

https://www.cetip.com.br/

Por hoje é isso galera, espero ter ajudado mais uma vez.

 

Flws.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s