Descubra seu Perfil de Investidor

Ahh mentira, não vai ter teste nenhum aqui para te ajudar, mas não vá embora.

Olá Pessoal,

Como sempre uma brincadeira sem graça para manter as características do blog, para em seguida irmos para algo que tenha algum valor, a importância de conhecer o perfil de investimento.

O perfil de investimento está ligado as expectativas e objetivos de cada investidor, reflete aquilo que ele quer alcançar com seu patrimônio, e ainda mostra qual a tolerância a riscos e perdas que aquele indivíduo está disposto a correr. De forma geral existem três tipos de perfil: conservador, moderado e agressivo.

E porque é tão importante conhecer o meu perfil?

O perfil é algo negligenciado por alguns investidores, talvez por falta de conhecimento, ou por confiar em sua instituição financeira, que na verdade não busca realmente conhecer o perfil de seu cliente e sim vender seus produtos.

Ter clareza quanto ao seu perfil permite ao investidor saber exatamente quais os produtos de investimento certos para ele, o que evita a busca por investimentos mirabolantes, e facilita a criação de uma estratégia para gerenciar os riscos. De forma bem resumida, o perfil mostra o quanto o investidor tolera perdas, isso mesmo, o quanto ele consegue perder e mesmo assim não desistir.

Ao conhecer o seu perfil de investimento, fica muita mais fácil decidir se um investimento atende realmente o seu objetivo, é claro que é necessário também um pouco de interesse pelo mundo dos investimentos, mas imagino que estando aqui você busca se informar sobre isso.

Perfis de Investimento

Vamos então as características de cada perfil, vale dar uma olhada no artigo que vou deixar aqui, onde comento sobre o tripé dos investimentos, isso ajuda na identificação do perfil.

Conservador: a principal característica é a segurança, o investidor conservador busca uma rentabilidade acima da inflação, que permita preservar seu patrimônio ao longo do tempo e ter um crescimento contínuo, porém sem grandes expectativas de rentabilidade acima da média.

Moderado: o investidor moderado aceita correr alguns riscos, e no geral possui um pouco mais de conhecimento sobre investimentos, a ideia aqui é ter ganhos acima da taxa de juros e ter uma carteira equilibrada, podendo ter boa parte em títulos mais longos com baixa liquidez e também um pé em renda variável.

Agressivo: a vontade de fazer uma piada ruim aqui é grande. O investidor agressivo deve ter um bom conhecimento do mercado financeiro, e um patrimônio um pouco maior também, esse perfil busca uma rentabilidade acima da média aceitando é claro, perdas ao longo do caminho, pois a ideia é que no longo prazo os ganhos irão compensar essas oscilações. Vale ressaltar que mesmo sendo agressivo é importante que esse investidor também tenha ativos em renda fixa, para que haja equilíbrio em sua carteira.

Em resumo são estes os 3 principais perfis, ainda pode-se falar de quem tem medo de investir, no fundo esse seria o indivíduo que com certeza irá perder dinheiro ao longo do tempo, pois mesmo que use a poupança para guardar seu patrimônio, aquele recurso acaba perdendo da inflação no decorrer dos anos.

O que mais preciso saber?

Não existe perfil certo ou errado, cada um deve investir de acordo com suas características e principalmente buscando atingir seus objetivos, não adianta querer ser o investidor agressivo, mesmo tendo conhecimento só para parecer legal, ou porque ouviu alguém dizer que a ação XYZ irá valorizar muito no próximo semestre.

Por último, o perfil de investimento não é um Pokémon que precisa evoluir ao longo do tempo, não há necessidade de sair do perfil conservador para moderado, ou do moderado para agressivo se isso não faz sentido para você, não são níveis diferentes e sim “características” de cada um.

Mais uma vez espero ter contribuído de alguma forma, e aquilo de sempre, dúvidas e sugestões deixe nos comentários abaixo.

Flws.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s