Investimentos: Corretora ou Banco?

Fala Pessoal,

Uma dúvida que surge após aprender um pouco mais sobre investimentos é: onde acho os produtos financeiros como Tesouro Direto ou CDB’s pagando 120% do CDI?

Bem esses produtos existem sim, e você encontra facilmente nas “prateleiras” de corretoras por aí.

Mas porque não consigo ter acesso direto pelo meu banco?

Complicamos um pouco agora, é natural que seu banco não irá oferecer produtos de bancos concorrentes para você, mesmo que seja um produto mais vantajoso (para você investidor), pois o interesse dele é lhe vender seus próprios produtos. O Tesouro é outro exemplo, o banco vai preferir que você emprestasse dinheiro a ele, ao invés de emprestar ao Tesouro Nacional.

Mas é possível sim investir no Tesouro Direto, por exemplo, diretamente por sua conta no banco, em todo caso você vai acabar utilizando uma corretora, mas será a corretora do próprio banco, e por meio do home broker você irá fazer suas operações.

Infelizmente eu nunca utilizei esse serviço de bancos grandes, e não sei dizer como funciona, ou se a interface é simples de ser utilizada, até por isso sugiro que você siga um caminho diferente e abra conta em uma corretora de sua escolha, vou deixar um link abaixo com as corretoras do site da B3.

http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras/

Porque meu banco não gosta de mim?

Na verdade ele não gosta mesmo. Mentira? Não sei.

Bom, o seu banco (os grandes bancos em sua maioria) não lhe oferece produtos melhores, pois ele possui uma imagem de solidez, ou seja, ele já tem uma carteira muito grande de clientes e já é popularmente conhecido. Até por isso, ele vai ofertar produtos que a maioria das pessoas aceita, muitas vezes por falta de conhecimento mesmo, dentre estes produtos estão CDB’s, LCI’s, LCA’s, etc, porém com taxas muito baixas, às vezes até empatando com a poupança.

Não é que o banco não goste de você, mas é que mesmo não tendo produtos tão atrativos ele acaba vendendo pela comodidade de quem compra. É muito mais fácil comprar o CDB do seu banco, do que abrir conta em uma corretora, transferir o dinheiro, e fazer a aplicação por lá.

Porém seguindo o caminho fácil você deixa de aprender mais sobre investimentos e ainda perde a oportunidade de dar uma turbinada nos seus ganhos.

Vou para corretora então?

SIM.

Além de ter mais opções de investimento, com taxas realmente atrativas, e na maioria delas uma plataforma muito fácil de utilizar, inclusive com o Tesouro Direto a disposição, é comum às corretoras não cobrarem nada para quem utiliza apenas produtos de renda fixa, isso você consegue saber pelo site da corretora mesmo.

O único ponto negativo é o custo de TED mensal para transferir os recursos do seu banco para corretora, mas é possível fugir disso utilizando uma conta digital, vou deixar linkado um artigo onde falo sobre isso também.

Caso contrário, você pode acumular um valor na poupança do seu banco mesmo e depois transferir o valor todo para corretora, desde que o TED não represente mais de 1%, dessa forma não há tanta corrosão do seu investimento.

No geral é isso galera, na hora de mudar é um pouco desconfortável mesmo, mas depois você acaba se acostumando a utilizar a corretora e passa a ter mais confiança também, só não vale ficar na poupança e reclamar depois.

Até mais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s