Bitcoin: o que preciso saber?

Olá pessoal,

O Bitcoin tem sido um assunto muito divulgado ultimamente, e por isso resolvi escrever um post comentando sobre o que penso a respeito desta moedinha virtual.

Em primeiro lugar é isso, o Bitcoin é uma moeda, a diferença é que ela não existe fisicamente, ou seja, eu não posso guardar meu Bitcoin no bolso ou na carteira. Porém, a ideia é que ela cumpra a mesma função de outras moedas, assim como real ou dólar por exemplo, o Bitcoin deve servir como um meio de pagamento.

Pela internet já é possível fazer transações envolvendo Bitcoins, já há algumas empresas que aceitam pagamento nessa moeda.

O grande problema que vejo, é a falta de um mecanismo regulatório, o que gera uma insegurança para quem negocia a moeda, já que, se a corretora ou empresa de onde você comprar o seu Bitcoin agir de má fé, você não terá um órgão com quem reclamar.

O lado positivo é que a falta dessa regulação reduz muita burocracia e elimina intermediários em operações, uma vez que as transações são feitas virtualmente você poderia enviar Bitcoins para um amigo no Japão por exemplo, em questão de minutos, sem ter tributos ou todos os trâmites exigidos para isso.

Existem sim diversas vantagens e desvantagens na utilização dessa moeda, mas penso que alguns pontos devem ser compreendidos antes de usar parte de seu patrimônio na compra de Bitcoins.

Bitcoin é investimento?

Não.

Apesar de o Bitcoin ter se valorizado e muito ultimamente, ele não deve ser considerado um investimento, isso porquê essa moeda não se multiplica, ou seja, se você comprar um Bitcoin ele não irá render juros ou dividendos, é a mesma ideia de se comprar dólar ou ouro, você pode utilizá-lo como reserva de valor, mas não como um investimento.

Contudo, é possível especular com o Bitcoin, uma vez que você pode comprar hoje por um preço X e ele estar valendo 50% mais daqui um mês, ou também 50% menos, esse é o problema de especulação.

Minha dica é, se quiser usar o Bitcoin para compor sua carteira de investimentos, utilize apenas uma pequena parte de 5% a 10% no máximo.

A tecnologia do Bitcoin por outro lado é algo que acredito ser revolucionário, e provavelmente será copiada pelos bancos e instituições financeiras no futuro, pois facilita e agiliza a troca de informações e ainda gera mais segurança por ser algo regulado.

Para finalizar, mesmo não sendo um investimento eu acredito que o Bitcoin ainda vai ser algo muito útil para transações financeiras futuras, ou até sirva de base para novas moedas digitais.

Como sou conservador ainda tenho um pé atrás em botar meu dinheiro ali, somente quando eu for na padaria e conseguir pagar o pãozinho com Bitcoins eu me sentirei mais confortável em utilizar a moeda.

Flws.

Anúncios

2 comentários em “Bitcoin: o que preciso saber?

  1. Igorpereira15 disse:

    Muito legal, esse tema está muito em alta no momento.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s