Investimentos: siga uma estratégia

Fala pessoal,

No post de hoje vou comentar sobre como seguir uma estratégia na hora de investir pode lhe ajudar a fazer boas escolhas e se manter no caminho certo independente de cenário econômico ou mudanças em taxas de juros e assim evitar uma preocupação constante com seus investimentos.

Antes de mais nada, é preciso reforçar que se você está elaborando sua estratégia de investimento, é necessário que você já tenha definido seus objetivos, prazos e qual o valor vai poder aportar mensalmente, se não, faça isso. Sério.

Agora é o seguinte, ao seguir os passos acima fica mais fácil definir qual o produto financeiro mais adequado para realizar o seu investimento. Vou pegar como exemplo um objetivo de aposentadoria que tenha um prazo de 30 anos onde o valor a ser aportado mensalmente será de R$ 250,00. Um produto que se encaixaria dentro dessas especificações seria o Tesouro IPCA, de preferência  sem pagamento de cupom.

Beleza, defini que para esse objetivo minha estratégia será acumular patrimônio utilizando um produto que me protege da inflação e que me garante uma boa taxa ao longo do tempo. Digamos que estou seguindo esse plano há alguns meses e noto que a inflação tem caído assim como a taxa de juros o que consequentemente vai fazer com que passado algum tempo, os títulos que comprei tenham uma valorização acima da média, isso é algo natural e acontece pelas oscilações do mercado, principalmente com títulos do tesouro nacional.

Decido então vender esses títulos e assim ter um bom lucro com eles, algo acima de 20 ou 30% ao ano, veja que isso só é possível pela oscilação do preço dos títulos, que foram comprados pagando uma alta taxa de juros e hoje estão mais caros, devido ao juro mais baixo (futuramente farei um post explicando melhor este tema).

O ponto aqui não é o lucro que obtive e sim a falha em seguir minha estratégia, eu ainda não me aposentei dentro deste pouco tempo que passou, porém, aproveitar esse lucro de curto prazo de nada vai me ajudar a antecipar meu objetivo, pois precisarei continuar comprando títulos do tesouro conforme estabeleci lá no começo. Na verdade, esta venda antecipada apenas me prejudicou, pois, além de ter vendido títulos antes do prazo paguei uma alíquota de Imposto mais alta do que o previsto e pior vou ter que recomprar os títulos para poder seguir meu raciocínio inicial.

O que isso tudo quer dizer?

O que quero ressaltar é o seguinte. Se você define uma estratégia lá atrás que foi bem pensada e faz sentido não há motivos para se preocupar ou mudar sua forma de pensar apenas por alterações do cenário econômico. Taxas de juros oscilam, ponto.

Se você mudar sua estratégia sempre que houver uma queda no seu rendimento ou buscar aproveitar um pequeno ganho de curto prazo e em contrapartida prejudicar o seu desempenho no longo prazo você está jogando contra si mesmo, pois paga mais IR nos ativos de renda fixa ou mais taxas e corretagens em ativos de renda variável.

Ao criar uma estratégia leve sempre em conta aquela história que conhecemos quando criança, da corrida entre a lebre e a tartaruga, onde uma cria uma boa dianteira e resolve descansar enquanto a outra segue seu caminho mesmo mais lento, mas sempre em frente, bom no fim você já sabe o que acontece, caso nunca leu essa história dê uma olhada vai fazer mais sentido do que imagina.

Para hoje era isso.

Quem está lendo esse post na sua data de publicação ou próximo a ela desejo um ótimo 2018. Caso contrário essa frase fica totalmente sem sentido.

Flws.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s