Especulação x Investimento

“Vou comprar uns bitcoins aqui porque está valorizando um monte e quero investir nisso também.”.

E aí pessoal, será que é melhor especular ou investir?

Antes de responder vamos ver os conceitos de investir e especular, porque no fim quem toma a decisão do que fazer com o seu dinheiro é você mesmo, desde que tenha as informações que precisa.

Quem especula um ativo, independente de qual ele seja, podendo ser feito até mesmo com títulos de renda fixa, busca ter um resultado acima do mercado, em curto prazo e assume o risco de perder todo ou parte de seu capital.

Não é muito comum que o especulador faça análises profundas do ativo que está especulando, não que ele vai comprar qualquer coisa e vender, obviamente que existe um critério a ser levado em conta, mas a lógica para compra por parte do especulador é bem diferente do investidor que analisa todos os riscos, e que prefere ter um ativo por muito tempo que lhe entregue um resultado consistente ao longo do caminho.

Um exemplo de especulador é o pessoal que faz day-trading, seja comprando ações ou contratos futuros, nesses casos as análises são feitas com gráficos e outras ferramentas, que possibilitem tomadas rápidas de decisão no momento de compra e venda, buscando o maior lucro possível naquele espaço de tempo. Veja que por mais que eles negociem qualquer ativo, uma ação de uma empresa pouco conhecida, por exemplo, mesmo assim existe um estudo antes que gera uma expectativa de ganho.

O investidor por outro lado busca resultados mais consistentes, obviamente que ele também quer resultados acima do mercado, quem não quer? Porém, é mais comum que o investidor não se exponha a tanto risco, e prefira ativos de valor, que gerem juros ou dividendos por muito tempo mais o retorno do principal.

Acho que deu para ter uma ideia geral de o que que cada um faz, certo? Tomara que sim.

O grande problema é especular e acreditar que está investindo

Com a “modinha” dos bitcoins quem não ouviu um amigo que “investiu” nessa moeda, ou que por conta própria buscou uma forma de comprar esse investimento milagroso.

Como sou jovem não vivi o que irei contar, mas um outro investimento desse tipo que aconteceu há um tempo, foi a compra de commodities ou gado, como forma de “investir” seu dinheiro, com grande possibilidade de retorno.

Por mais que esse retorno possa existir, e realmente existiu no caso dos bitcoins pelo menos, a questão é que você não está investindo e sim especulando, e quem especula assume o risco não somente de ganhar, mas também de perder boa parte do seu dinheiro.

Para fechar essa ideia, não é um post sobre bitcoins, quem quiser comprar, de boas vai lá, mas saiba que você está especulando, e que Bitcoin não é investimento.

Especular é errado?

 Não, a especulação não é ruim, pelo contrário, é graças a especulação que muitos ativos, principalmente de renda variável tem liquidez, e é uma forma natural de o mercado ir corrigindo e ajustando o preço dos ativos.

Imagine que só existissem investidores, você dificilmente iria conseguir comprar uma ação ou a cota de um fundo. Pois se tratando de um produto de valor ninguém vai querer de desfazer dele. Então sim, os especuladores são importantes, trate-os bem.

E agora, especular ou investir?

Só depende de você, se seu objetivo é ir acumulando seu patrimônio visando o longo prazo sem se expor a grandes riscos, comprando ativos de renda fixa ou renda variável que lhe garantam um retorno adequado você está investindo.

Já se você prefere estudar mais o mercado e partir para especulação buscando lucros rápidos em suas negociações parta para especulação.

Não tem caminho certo ou errado, desde que se faça as coisas de forma racional e sabendo onde se quer chegar.

Por hoje é isso pessoal. Dúvidas, críticas e sugestões deixem nos comentários.

Flws.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s