Ganhar Dinheiro x Acumular Patrimônio

Olá pessoal,

O tema do post de hoje é algo um pouco conflitante e que acaba gerando algumas dúvidas, porém acredito que com alguns exemplos podemos compreender melhor essa ideia.

Há uma crença geral de que ganhar muito dinheiro, torna a pessoa rica, e realmente isso pode ser verdade, se o dinheiro for bem administrado o natural é que o indivíduo se torne cada vez mais rico.

Contudo, não basta apenas ganhar muito dinheiro para ser rico, alguns exemplos: grandes astros do futebol que ganharam fortunas e no fim da carreira não possuem um centavo para se manter, estrelas de cinema, e até mesmo os ganhadores de grandes prêmios da mega-sena (que inclusive não conheço nenhum).

Dentre os exemplos citados temos pessoas que ganharam grandes montantes em dinheiro, mas que no fim das contas não acumulam riqueza, e pior ainda alguns criam dívidas praticamente impagáveis.

Pensando em um exemplo mais próximo a realidade, podemos citar alguém que possui um ótimo salário, essa renda mensal permite que a pessoa tenha um excelente padrão de vida, carro do ano, uma casa confortável e quem sabe mais uma casa de praia ou no campo para passar os fins de semana (não estou dizendo que isso é errado, apenas ilustrando).

Conforme a renda vai crescendo a pessoa vai tendo acesso a cada vez mais opções de lazer, e acaba seguindo o mesmo caminho daquele jogador de futebol, quando a fonte de renda acaba, ou nesse caso, quando a pessoa se aposenta, o mais comum é haver um corte drástico em seu salário, e a falta de acumulação durante os períodos de fartura pode lhe causar problemas sérios.

Mas e quanto aos patrimônios adquiridos?

O comum é visualizarmos nosso carro, a casa onde moramos e até mesmo a casa de praia ou sítio como investimentos, e aqui está um ponto muito importante. Todos esses bens não são geradores de riqueza, eles realmente fazem parte do seu patrimônio, no entanto cada um desses “investimentos” gera mais custos mensais, então, diferente da queda na renda que aconteceu após a aposentadoria, os seus gastos tendem a se manter ou até mesmo aumentar.

Este é o principal dano causado a quem ganha muito dinheiro, mas não possui conhecimentos financeiros, acreditamos que para ser rico basta ter um alto padrão de vida, contudo essa atitude é uma forma de auto sabotagem, e se torna insustentável ao longo do tempo, e é o que causa falência até mesmo de pessoas que ganham milhões ao longo da carreira.

Claro que ninguém busca traçar esse caminho, todos desejamos ter uma vida confortável sem falir lá na frente, mas além de buscar conforto é interessante também buscar formas de manter esse padrão, mesmo após nossas principais fontes de renda acabarem ou ficarem reduzidas.

Ganhar Dinheiro x Acumular Patrimônio

Ahh repetiu o título do texto, não tem criatividade. Verdade, é a vida.

Felizmente existe formas simples de se proteger de si mesmo, e ninguém precisa se tornar um pão-de-vaca (expressão criadas por alguns amigos para me definir).

Entendemos que apenas ganhar muito dinheiro não é suficiente para construir riqueza, e que não basta ter muitos bens também, então o que fazer?

É simples, para acumular patrimônio basta você comprar qualquer coisa que bote mais dinheiro no seu bolso todo mês, ou seja, ativos.

Veja, o carro que você tem na garagem pode valer muito, mas ele lhe gera uma despesa todo mês, então ele é o que chamamos de passivo.

O que são ativos então? Tudo aquilo que você pode adquirir e que gere valor, não estou falando aqui em valorização, e sim que gere dinheiro. Por exemplo: uma sala comercial que lhe gere um aluguel mensal, é um ativo, o valor da sala pode variar ao longo do tempo, mas se estiver alugada vai sempre trazer mais dinheiro ao seu bolso.

Produtos financeiros também fazem isso, ao comprar um título de renda fixa ela irá se valorizar todo mês, todo dia até. Claro que existem títulos que não podem ser resgatados antes de determinado prazo, mas acredito que consegui passar a ideia. Ações também são um outro exemplo.

Agora pare e pense, se todo mês você destinar uma pequena parte de seu salário para comprar um ativo, qualquer que seja, no mês seguinte além do seu salário você terá também mais uma contribuição daquele ativo que você havia comprado.

Se mantiver esse ritmo, utilizando parte de seu salário para comprar ativos, e ainda utilizar o dinheiro que seu ativo gerou para adquirir mais ativos você já está construindo e acumulando patrimônio, que no fim das contas, irá aumentar seu padrão de vida, ao invés de compromete-lo.

Espero ter contribuído mais uma vez, deixe qualquer dica ou comentário abaixo.

E conte se conhece alguém que já ganhou na mega, aqueles prêmios grandes, o prêmio de R$ 2,00 da lotofácil eu já ganhei também.

Vlw.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s