Fundos de Investimento: Gestão Ativa e Passiva

Olá Pessoal,

Já havia comentado aqui no blog sobre fundos de investimentos, e agora gostaria de explorar um pouco mais este assunto comentando sobre a forma de gestão dos fundos buscando lhe ajudar a tomar decisões cada vez melhores em relação a seus investimentos.

No post anterior um tópico que citei foi a comparação entre investir por meio de fundos VS ir comprando os títulos por conta própria e montando sua carteira. Bem não quero retomar este assunto, mas acredito que conhecer um pouco mais sobre a gestão dos fundos pode ser importante antes de fazes suas escolhas.

Vamos ver então as diferenças entre um fundo com gestão passiva e um fundo de gestão ativa.

O fundo de gestão passiva, vai ter como objetivo reproduzir um índice, e o que isso quer dizer? Um fundo DI, por exemplo, terá como objetivo seguir o índice DI, então se a taxa de juros sobe o fundo vai oscilar para cima, se a taxa de juros cair, o mesmo acontece com o desempenho do fundo, veja que por mais que você delegue ao gestor do fundo a compra dos ativos, não há realmente um trabalho de “gestão” já que basicamente compra-se títulos que visam seguir um índice.

O mesmo acontece para um índice de inflação, ou um fundo que busque acompanhar a variação de preços de papéis do setor bancário, o gestor vai comprar ações e até mesmo outros fundos que visam acompanhar aquele indicador.

Já o fundo de gestão ativa tem como objetivo superar determinado índice, que pode ser o DI ou Ibovespa, ou outro, nesse tipo de fundo há uma maior participação do gestor na escolha dos produtos do fundo, já que havendo queda de algum ativo ele buscará analisar melhores opções e fazer a compra e venda dos produtos sempre visando bater o índice.

Contudo, por mais que o gestor tenha mais experiência e conhecimento do mercado não há garantia de que haverá sempre um resultado acima do esperado, até porque, se isso acontecesse não haveriam os fundos passivos.

Um outro ponto é que os fundos ativos cobram taxas de administração mais altas e taxas de performance (% pago sobre o lucro obtido quando o índice é superado) o que acaba dificultando bons resultados ao longo do tempo, já que mesmo o fundo não tendo um bom desempenho a taxa de administração é cobrada.

Não há uma opção certa ou errada 

Na hora de escolher não temos como saber o rendimento futuro do fundo, no fim temos que decidir qual o investimento melhor atende nosso objetivo, e eleger o fundo sabendo que resultados ele pode entregar.

Se for o fundo passivo entendemos que o rendimento dificilmente irá superar o índice, enquanto o fundo ativo pode entregar um resultado melhor, porém com o risco de ser até pior que um fundo passivo conforme oscilações do mercado.

Quem tiver gostado do assunto sugiro dar uma olhada no desafio de USD 1 milhão do Warren Buffet, ou quem sabe escrevo sobre o assunto futuramente aqui no blog também.

Por hoje é isso, até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s