Quando começar a investir?

Hoje. Amanhã já vai estar rendendo, menos se escolher a poupança.

Olá pessoal,

Investimentos que assunto feliz.

Começar a investir pode ser muito empolgante, mas ainda tem muita gente que fica somente na poupança, ou acredita que com pouco dinheiro não vale a pena, ou que por ter pouco conhecimento não vai ter bons resultados.

Minhas perguntas são: quando você irá começar então? Quando vai buscar mais informações? Que valor de renda mensal vai ser suficiente para iniciar seus investimentos?

A ideia é a seguinte, se eu não fizer nada de diferente vou ficar no mesmo lugar. Quer uma prova? Role o texto para cima, e leia a frase do Einstein no topo do blog, volte a ler o post.

Entendo que com pouca grana pode ser frustrante investir, ainda mais tendo que ficar com as opções que os grandes bancos nos oferecem, mas já dei algumas dicas aqui no blog de como investir através de uma corretora sem ter que pagar aquelas taxas de sempre.

A ideia geral de investir é a criação do hábito, mesmo que você comece com pouco, pode ser R$ 1,00 não importa, mas mantenha esse hábito constantemente, no caso todo mês. O caminho natural é que a vontade de aprender sobre outras opções vai surgir espontaneamente, o que assusta muita gente no início acaba sendo algo banal depois. Falar sobre índices de inflação ou rentabilidade real ou nominal vai ser algo automático.

A ideia de investir e conhecer mais sobre o assunto é como tomar banho, mesmo que eu venha tomando banho a 25 anos todos os dias se eu parar agora, em dois ou três dias todo meu esforço de anos vai por água abaixo, claro que nos investimentos essa situação não é tão radical, o seu dinheiro não some, mas foi uma metáfora, nunca fui muito bom nisso.

Não há um momento ideal  

Na verdade, não existe um momento certo para iniciar seus investimentos, se ao receber seu primeiro salário, desde o seu estágio você já tiver essa oportunidade isso é ótimo, por mais que o valor não seja muito alto ter esse costume desde cedo vale a pena no longo prazo.

Quem ainda não tem renda ou só recebe mesada pode pedir a ajuda dos pais, quem sabe poupar mensalmente para ajudar a pagar a faculdade lá na frente, ou dar entrada no seu apartamento, ou realizar um sonho, seja uma viagem de intercâmbio ou qualquer outra coisa.

A regra é que não há regras, não espere ter um valor X, se consegue juntar R$ 50,00 ou 100,00 ou 10.000,00 por mês comece hoje a buscar oportunidades de fazer seu dinheiro crescer.

Invista em si mesmo

Não há investimento melhor que este. Ao investir em si e em seu conhecimento você está aumentando sua capacidade de gerar renda lá na frente, então se pode fazer um curso, aprender um novo idioma, pense nisso como um investimento também, aquele dinheiro vai lhe possibilitar gerar mais recursos no futuro.

Mais uma vez quando mais cedo começar melhor, utilize o tempo a seu favor.

Era isso por hoje pessoal, qualquer sugestão ou crítica deixem nos comentários.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s