Dica: Gastando menos dentro do supermercado

E aí pessoal,

A ideia do texto de hoje eu tirei do conteúdo que utilizo durante as palestras, são algumas dicas de como economizar nas idas ao supermercado.

Pode não parecer, mas uma boa parte da nossa renda mensal é destinada as compras feitas durante as visitas ao mercado, obviamente que uma grande parcela desse valor é utilizada na compra de itens essenciais, ninguém vive sem comer, e aqui entra também aquela sessão com as besteiras, porque ninguém deve viver sem alegria.

Contudo, é nas compras feitas no mercado que muitas vezes achamos oportunidades de reduzir uma fatia considerável do nosso orçamento, fazer economias que podem gerar aquela viagem que queremos fazer no fim de ano, ou porque não, contribuições para aposentadoria, cada um decide o que é melhor para seu dinheiro.

De fato, se forem feitas de forma planejada as compras no mercado podem sair bem mais em conta e evitar gastos desnecessários ou até mesmo desperdícios.

Vamos as dicas então

– Faça uma listinha: antes de sair de casa verifique o que você realmente precisa comprar, o que está em falta? Lembre-se de relacionar também as guloseimas. Definindo o que precisa comprar previamente e levando anotado, não esquecemos de comprar aquilo que é realmente necessário, e também restringimos nossas compras, se não está na lista é porque não precisava. Dessa forma evitamos voltar ao mercado por ter esquecido de comprar algo;

– Não vá com fome: acredito que é autoexplicativo certo? Ir com fome é a receita para comprar mais do que deveria, principalmente ao passar pelo setor de padaria;

– Cuidado com as promoções: ninguém é obrigado a levar porque está barato, se o item da promoção está na sua lista ótimo, aproveite, caso contrário deixe lá na prateleira. As vezes itens em excesso acabam passando do prazo de validade, desperdício de comida e dinheiro.

– Leve em quantidade se for vantajoso: se achou uma promoção, ou é possível levar mais pagando menos, aproveite, claro sempre lembrando da primeira dica, mas se o item tem um prazo de validade mais longo pode valer a pena, é sempre bom economizar.

– Teste outras marcas: porque não dar uma chance ao item desconhecido, que está mais em conta? Se for ruim você terá outras chances de acertar na próxima vez.

– Cartão de fidelidade: é comum achar que todo o universo será destruído caso perca 5 minutos a mais com a moça do caixa, mas o cartãozinho a gente faz uma vez e depois é só aproveitar os benefícios, podem não ser excelentes, mas ao longo do tempo várias compras podem se transformar em um novo micro-ondas ou uma TV.

– Sem tristeza: ir triste fazer compras não só no mercado, mas em qualquer lugar, pode ser uma forma de se animar, você fica mais feliz ok, mas quem chora no final é o seu bolso.

– Defina um valor máximo de gastos: aqui já é nível hard, mas vale a pena. Baseado nos gastos das últimas compras elabore sua lista de forma a ter um limite de gasto, utilize a calculadora durante as compras, vale até mesmo fazer pesquisa de preços e quem sabe comprar naqueles mercados que vendem em atacado, por exemplo.

– Leve as crianças: é comum que as crianças acabem pedindo uma coisa ou outra durante as compras, mas não encare isso como algo ruim, é uma ótima oportunidade de aprendizado. Ao elaborar a lista faça uma separada para os filhos também, é importante que eles façam parte do planejamento e vão aprendendo a fazer escolhas desde cedo. Quanto antes criarem hábitos financeiros saudáveis, mais fácil fica lá na frente.

É isso, ninguém precisa virar o pai do Chris durante as compras, lembre-se de manter o equilíbrio sempre, mas seguindo algumas destas dicas tenho certeza que será possível economizar e até mesmo evitar alguns desperdícios.

Se tiver mais alguma dica deixe nos comentários.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s