Quais os Riscos ao Investir?

Olá pessoal,

A ideia desse post será tratar sobre os riscos existentes ao investir no mercado financeiro, como gerenciar alguns deles e entender onde e como eles afetam nossos investimentos.

Já entrei nesse assunto no post onde falo sobre renda fixa, mas gostaria de explorar um pouco mais sobre o tema.

Existem cinco principais riscos que podem afetar nosso dinheiro investido, são eles: risco de mercado; risco de crédito; risco de liquidez; risco de inflação e risco de reinvestimento.

Nem todos eles agem ao mesmo tempo, por exemplo, uma aplicação em um CDB, por exemplo, não corre risco de mercado, enquanto uma aplicação em ações não é afetada pelo risco de crédito. Mas vamos entender porque.

Risco de Crédito: também chamado de risco de default, em resumo é o risco de não receber o valor investido ou receber apenas parte dele. Este risco irá afetar somente seus investimentos em renda fixa, já que investindo ali você corre o risco de a empresa para a qual emprestou o dinheiro vir a quebrar, felizmente contamos com a proteção do FGC, que garante nosso capital em até R$ 250 mil, contudo nem todo produto de renda fixa conta com essa proteção.

Produtos de renda variável não são afetados pois nesse tipo de produto não emprestamos dinheiro, em uma ação você tem uma parte da empresa, então o que pode acontecer é o valor da ação cair, mas você não tem risco de não receber seu dinheiro.

Produtos garantidos pelo FGC: CDB; LCI/LCA; LC; LH; RDB e DPGE.

Há ainda empresas que avaliam e dão notas aos emissores desses títulos, um exemplo seria a agência Moody’s, então antes de investir vale a pena conferir a nota atribuída ao emissor, quanto mais próximo de “A”, melhor. E caso vá correr mais risco, busque também uma rentabilidade mais alta.

Vale lembrar que títulos públicos tem garantia do próprio Tesouro, e não há limite de cobertura como no caso do FGC.

Risco de Mercado: esse risco pode afetar tanto produtos de renda variável como de renda fixa, o mais comum é associar ele as ações ou cotas de ETF’s e FII”s, já que há uma grande oscilação de preços nesses tipos de produto. Para quem investe na renda variável é preciso entender que os preços variam, tanto para cima como para baixo, não há como fugir disso.

Dentro da renda fixa esse risco afeta títulos com marcação a mercado, onde a taxa de juros e a inflação podem influenciar no seu valor. O jeito mais simples de fugir disso é levar o título consigo sempre até a data de vencimento.

Títulos pós fixados não sofrem com esse risco pois diferente dos demais eles vão crescendo todo dia, de acordo com a taxa correspondente.

Risco de Liquidez: é o risco de não ter o capital a disposição ou perder uma parte dos rendimentos ao tentar vendar um ativo antes do prazo de vencimento, ou abaixo do preço esperado.

No mercado de renda fixa existem certas restrições para fazer o resgate de alguns produtos, como o período de carência de uma LCI, por exemplo, antes de determinado prazo não é possível fazer o resgate, uma vez decorrido este prazo a instituição permite que se resgate o ativo mesmo antes do prazo de vencimento, contudo pode haver algum deságio.

As ações e demais títulos de renda variável por outro lado, no geral tem bastante liquidez, porém dependendo do momento da venda podem sofrer com as oscilações do mercado.

O exemplo mais comum para representar esse tipo de risco, seria a necessidade de vender um imóvel sem haver compradores interessados, ou apenas dispostos a pagar um preço muito abaixo do que se fosse vendido no momento certo.

Dica: planeje seus investimentos e tenha sempre sua reserva de emergência atualizada para evitar esse tipo de risco.

Vou parando por aqui para evitar que o post fique muito longo. Abordarei os demais riscos no próximo artigo.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s