O que é Investimento? Adquira Ativos e elimine os Passivos

Olá Pessoal,

Dois grandes investimentos que basicamente todos fazem durante suas vidas são a compra do primeiro carro, e de sua casa própria, talvez os itens de maior valor adquiridos ao longo dos anos e que infelizmente demonstram nossa falta de educação financeira.

Começou com crítica, lá vem mais um post sombrio, contudo a ideia é trazer informação e mostrar que podemos pensar sempre de modo diferente e ver as coisas de outro ponto de vista.

Então responda, a casa em que você mora, é considerada um investimento?

A resposta deveria ser não, e o mesmo vale para seu carro. A ideia do post não é fazer com que você desista deste seu sonho, mas apenas mostrar que o “maior investimento” da maioria dos brasileiros é um grande passivo e não um ativo.

O que é então um investimento?

Tudo aquilo que lhe gera renda sem precisar do seu esforço, caso contrário se chama trabalho. Simples assim.

A ideia de um investimento é que seja algo que não dependa de você, claro que para botar dinheiro na poupança ou comprar um título que lhe renda juros você precisa de conhecimento e de um pequeno esforço, entre abrir conta em uma corretora e mandar seu dinheiro pra lá, mas depois disso, puff… Magicamente seu dinheiro começa a trabalhar para você.

Esqueça a definição contábil nesse momento, mas todos esses geradores de renda se chamam Ativos, e podem ser títulos públicos, ações, imóveis (sim, se for utilizado para aluguel), demais títulos privados, etc…, as opções são variadas e depende de cada um escolher a sua preferida de acordo com seu perfil.

O importante é entender o conceito, e buscar adquirir cada vez mais ativos durante a sua vida. Não consigo imaginar alguém que não fique feliz em aumentar sua renda todo mês. E olha só, é isso que a compra de ativos faz, lhe gera mais dinheiro mensalmente, com a possibilidade de no futuro lhe garantir sua independência financeira, e torço para que isso aconteça.

Mas e a minha casa, é o que então?

“O mal existe, mas nunca sem o bem, tal como a sombra existe, mas jamais sem a luz.”. – Alfred de Musset.

Esse blog também é cultura. Na verdade, é só para trazer um pouco de humor, se existem ativos (bem) devem também haver os passivos (mal), contudo podemos evitá-los, cabe a cada um decidir o que vai querer para si, mais ativos ou passivos?

Deixando de lado todo essa questão filosófica o ponto é que a sua casa ou carro é um Passivo, isso porque ao invés de lhe gerar renda e ser tratada como o maior investimento da sua vida, na verdade o que esses bens fazem é lhe gerar despesas mensalmente, e de certa forma lhe aprisionar.

E é isso que um passivo faz, gera despesas. Obviamente que não podemos viver sem eles, precisamos de um lugar para morar, de luz, água, tudo aquilo que é essencial para viver, mas infelizmente são passivos, e trabalhando com inteligência é possível evitar alguns deles.

É possível morar de aluguel, e por mais que muitos argumentem que dessa forma jamais terão seu imóvel próprio, o que eles deixam de ver é que também não há gastos com manutenção ou tributos, além disso há a questão de mais liberdade, quem compra um imóvel acaba se limitando há permanecer sempre em uma mesma cidade, o que pode prejudicar uma oportunidade de emprego em outro Estado ou até mesmo um sonho de viver no exterior.

O mesmo vale para o carro, é claro que esse bem lhe dá muito mais liberdade, mas vendo como um meio de transporte apenas, existem outras opções, não somente ônibus e bicicleta como alternativas como aplicativos de carona ou mesmo o Uber.

Quem sabe aquela casa no campo ou na praia que gera um custo mensal poderia virar um belo ativo, garantindo uma renda extra e ainda assim possibilitando um descanso de fim de semana nos meses em que não estiver alugado.

Por fim, pode parecer difícil aceitar a ideia de princípio, já estamos programados para aceitar que devemos buscar uma casa própria, mas acredito que muitos nem mesmo perguntam a si mesmo se aquilo é um desejo seu ou uma demanda da sociedade em geral.

A ideia desse post era definir o conceito de investimento, e apesar de ter feito algumas críticas e sugestões que alguns podem discordar acredito que o objetivo ficou claro um investimento é algo que lhe gera renda, ponto. Agora é com você, quer mais ativos ou passivos para seu futuro?

Até mais.

Anúncios

3 comentários em “O que é Investimento? Adquira Ativos e elimine os Passivos

  1. ANAANA disse:

    Vivendo e aprendendo!Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s