Como escolher minha Corretora?

Olá pessoal,

Essa é uma dúvida de muita gente que começa a investir, qual a melhor corretora, se é realmente seguro investir por ali, quais os passos para começar.

Bem, também tive todas estas dúvidas, e vou comentar resumidamente quais os critérios que utilizei e assim criei confiança para iniciar meus investimentos.

Antes de tudo, saliento que o principal motivo que me fez procurar uma corretora foi saber da possibilidade de ter acesso a investimentos melhores e mais diversificados, tanto em rentabilidade, quanto liquidez e até mesmo segurança.

Confiança

Certo, o que mais me assustava e acredito ser o que deixa todos com o pé atrás também é quanto a confiança. Nada nos assusta mais do que imaginar que vamos enviar nosso dinheiro para corretora e que ele acabe indo parar em um universo paralelo. Para superar o medo de “perder seu dinheiro” para sempre, sugiro que você comece conhecendo quais as corretoras existentes.

Explore o site da corretora, procurar informações na internet, algumas tem canais no YouTube onde é possível conhecer um pouco mais da empresa, busque informações com amigos e familiares sobre alguma corretora que estes já utilizem, e claro, visite o site da Bolsa e da CVM, por lá é possível verificar se a corretora escolhida está devidamente cadastrada.

Para quem tem preguiça, fica o link da Bolsa, onde é possível ter mais detalhes das corretoras.

Além disso, é comum que as corretoras deixem em seu site os selos de certificação seja de operadores do Tesouro ou o selo Cetip Certifica, então é mais uma forma de garantir a segurança do seu dinheiro.

Taxas e prazos

Uma vez que você confie na sua corretora, procure saber os custos para se operar lá, é muito fácil encontrar corretoras que não cobrem taxas para abertura ou manutenção de conta, ou mesmo para compra e custódia de títulos de renda fixa, por exemplo. Existem outras que cobram taxas menores para negociar ações, e por aí vai. Cabe a cada um definir quais os serviços que mais irá utilizar.

Verifique também os prazos para resgatar o seu dinheiro, e para compensação de transferências, ao fazer um TED o comum é que o dinheiro já esteja disponível logo em seguida, mas ao solicitar um resgate de títulos do Tesouro, por exemplo, além do prazo D+1 da B3 algumas corretoras podem levar mais um dia para deixar o dinheiro disponível na conta, então verifique também essa questão.

Atendimento

Você já consegue ter uma ideia no momento de abrir a conta, e por ter muitas corretoras que permitem fazer isso gratuitamente, tenha conta em duas ou três corretoras diferentes, e teste o atendimento, seja nas perguntas pelo chat, ou mesmo ligando e descobrindo se há demora nas respostas ou muito tempo aguardando no telefone.

Serviços Integrados e Home Broker

Para conhecer esses serviços você já vai precisar ter aberto sua conta, feito isso, explore a plataforma, a maioria dos home brokers funciona da mesma maneira, mas vale apena conhecer melhor todos os detalhes, para aqueles que desejam utilizar o Tesouro Direto, verifique se há integração com o site do Tesouro, assim é possível fazer as compras diretamente pela plataforma da corretora, eu particularmente acho mais prático.

Abra sua conta

Após essas dicas somente você pode dar o próximo passo, abra a conta, mande algum dinheiro para lá, que sejam R$ 50,00 ou 100,00, compre um título do Tesouro, já que valores mais baixos não permitem acesso a tantas opções de investimento.

Feito isso espere receber a confirmação de compra no seu e-mail ou celular, além do Tesouro a corretora mesmo costuma informar qualquer ação efetuada. Venda seu título, e faça o resgate. Todo esse processo não vai lhe ajudar a investir melhor, mas tenho certeza que lhe deixará mais confiante para operar sem medo, e gerar mais confiança em sua corretora.

Depois disso seja feliz.

Bom pessoal é isso, o medo de começar a investir é normal, e não escondo que uma das minhas grandes preocupações era mesmo enviar o dinheiro para corretora, mas só consegui superar depois de tentar, eu sobrevivi, essa é minha história.

Qualquer dúvida deixe nos comentários, ou se tiver alguma dica e história diferente deixe por aí também.

Até.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s