Dicas para lhe ajudar a alcançar riqueza

Olá pessoal,

A ideia do post de hoje pode ficar um pouco repetitiva para quem já acompanha o blog há mais tempo, mas como teremos novos leitores surgindo, para alguém acabará sendo útil.

Eu estava com pouca criatividade também, então resolvi copiar o conteúdo de um artigo que escrevo semanalmente para um jornal aqui da região onde moro, então se você já leu algo parecido ali, não vá embora, vou abranger melhor a ideia.

Como ficar rico?

Essa é uma pergunta que fazia quando pequeno, e as respostas que obtive foram as mais variadas, mas um fato em comum pelo menos em 99% dos casos é que não existe fórmula mágica, então vamos deixar a piromancia de lado e focar em coisas que importam.

Não há um caminho único, e por ser uma pessoa cética não gosto de considerar o fator sorte, mas de analisar as coisas de forma a fazerem sentido. Mas, em regra geral a resposta mais certeira era que para se alcançar riqueza, deve-se estudar e trabalhar muito. Simples assim.

Quando me davam essa resposta, de início eu acreditava ser totalmente verdade, pois não tinha parado para refletir com clareza. Contudo, depois de um tempo, observando as pessoas ao meu redor, familiares e amigos principalmente, percebi que em sua maioria as pessoas já faziam isso, estudavam, buscavam uma graduação, aprender um novo idioma, e tudo mais que fosse possível. Além disso, todos trabalhavam muito.

Apesar dos esforços, nenhum deles era rico, pelo menos no meu conceito de riqueza, independentemente da idade, já que na teoria esse processo levaria algum tempo.

Comecei a me questionar então se a resposta (estudar e trabalhar muito) fazia sentido, e notei que o caminho era esse, mas que faltava um ingrediente na fórmula mágica: educação financeira.

Como ficar rico, versão 2.0

Originalidade nunca será o forte aqui do blog, então desculpe pelo subtítulo.

Sabemos que estudo e trabalho são essenciais, e para quem leu o artigo da última semana, lembre-se que além do estudo é preciso botar as ideias em prática, mas vamos as dicas que a educação financeira no traz. Separei 4 pontos que considero os mais importantes:

1 – Gastar menos do que se ganha

Não tem jeito, sem separar um percentual do seu salário mensalmente não tem como alcançar riqueza, você pode ter a maior renda do mundo, mas se parar de trabalhar essa renda também para de entrar, então o fator mais importante nesse momento não é quanto se ganha e sim o quanto se gasta, quem nos ajuda nesse momento é a famosa planilha de despesas que pode ser encontrada aqui no blog para baixar gratuitamente.

2 – Ter metas e objetivos

Aqui não há limites, se você deseja comprar um carro, fazer uma viagem, ver todos os jogos da próxima Copa, ter uma aposentadoria mais tranquila, não importa. As metas e objetivos vão ter o papel de estimular a sua poupança mensal, poupança no sentido de poupar ok?

São os objetivos que permitem ver aquele sacrifício do poupar hoje e usufruir amanhã, valerem a pena e criar essa visão é importante para não desistir no meio do caminho, por isso defina coisas que realmente façam sentido para você.

3 – Aprender sempre

Seja sobre educação financeira, investimentos ou novas formas de gerar renda extra, o aprendizado constante irá lhe ajudar a tomar decisões cada vez melhores e mais inteligentes, além de dar segurança nessas escolhas e acelerar a conquista dos seus objetivos.

Cursos na área ajudam de verdade, até mesmo aqueles gratuitos, digo por experiência própria, comecei por ali e sempre me ajudaram bastante, e mesmo quando você acha que já sabe tudo sempre a uma ideia ou estratégia nova que poderá contribuir e muito.

4 – Invista para realizar sonhos

Quase a mesma coisa que a segunda dica, mas a ideia é que ninguém deve “guardar dinheiro para morrer mais rico” (roubei esta frase de um professor).

Reforça a proposta de que se deve investir buscando atingir aquilo que você deseja, investir por investir pode até ser legal no começo, e muitas vezes não temos muita ideia do que queremos fazer com aquele dinheiro, mas a longo prazo são os objetivos que irão manter o comprometimento com os investimentos. Caso contrário, pode acontecer de acabar usando aquela grana para uma compra por impulso, apenas por ter o dinheiro à disposição.

O que podemos concluir é que não tem milagre, mas apenas trabalhar muito, sem um plano para o futuro acaba jogando você para o grupo de pessoas que acha que vai enriquecer misteriosamente, ou jogando na loteria.

Fui um pouco cruel nesse último parágrafo, mas é a verdade, quem é leitor do blog sabe que é uma crueldade do bem.

Até mais pessoal.

Um comentário em “Dicas para lhe ajudar a alcançar riqueza

  1. Boas dicas quem as seguir terá sucesso. Agora só ter disciplina e paciência para seguir no caminho certo.

    Abraço e bons investimentos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário