Pague-se Primeiro!

Olá pessoal,

Tenho certeza que já comentei sobre esse tema anteriormente, seja de forma direta ou indireta, mas a ideia é bacana e vale a pena trazer de volta. Então, vamos lá.

A ideia de se pagar em primeiro lugar é algo que vai estar em onze de cada dez livros sobre finanças que você ler, não é nenhuma novidade, mas faz muito sentido.

A proposta é a seguinte: antes mesmo de você separar aquela grana para seus gastos mensais, sejam eles, luz, água, alimentação, transporte ou mesmo despesas com lazer, você deve em primeiro lugar reservar ou de preferência já investir o valor que será destinado a realização de seu sonho, seja de curto, médio ou longo prazo.

E ao fazer isso, você está simplesmente botando seus sonhos em primeiro lugar, tem que ser um pouco egoísta as vezes, nesse caso aqui faz bem.

Pode parecer simples, mas não é.

A ideia é legal, mas deve haver planejamento antes de se botar em prática. Você não pode justificar para empresa fornecedora de água ou luz que a grana dos boletos está sendo usada para realizar seus sonhos, provavelmente eles não vão entender.

Antes de começar essa prática temos que encarar o planejamento financeiro e a famosa planilha de despesas ou caderno, tanto faz. Infelizmente tem que fazer. A não ser que você tenha poderes sobrenaturais que permitam relembrar todas as despesas mensais dos últimos doze meses, nesse caso desconsidere totalmente o uso da planilha.

Supondo que você não possui superpoderes, e fez a planilha, aí sim é possível botar o plano em prática.

Analisando suas despesas você vai perceber o quanto “sobra” mensalmente, espero que sobre. É a partir desse valor que nos meses seguintes serão feitos os aportes para seus sonhos.

Lembrando que esse sacrifício, é para realizar sonhos, então em teoria, não deve ser tão doloroso. Não conheço ninguém que reclame dizendo: infelizmente se continuar assim final do ano terei a grana para fazer aquela viagem que sempre sonhei.

No geral as pessoas ficam felizes.

A planilha é importante, sério

Vou reforçar o uso da planilha, se você fizer vai perceber automaticamente, mas se acha que não vai fazer leia mais essa parte.

Nossas despesas variam mensalmente. Em alguns meses acabamos por gastar mais do que em outros devido à eventos “inesperados”, como dia das mães, dia dos pais, páscoa, etc. Misteriosamente estes eventos se repetem anualmente, mas alguns ainda são pegos de surpresa.

Mais uma vez a planilha irá lhe ajudar, pois vai indicar os meses em que normalmente você tem despesas maiores, e que consequentemente reduzem seu poder de poupar/investir.

Conforme o tempo vai passando, isso acaba virando um hábito, tanto o preenchimento da planilha, como a poupança mensal, e acabamos até buscando formas de economizar um pouco aqui e ali para manter os aportes regulares.

Lembre sempre do conceito principal

Uma vez que você esteja com tudo ok, planilha preenchida, objetivos bem definidos e aportes regulares, não esqueça de botar em prática o investimento em primeiro lugar.

Tem gente que realmente é muito controlado e se definiu que vai poupar 15% mensalmente ou um valor específico, consegue fazer isso sem precisar transferir a grana para sua corretora, ou qualquer outro local onde faz seus investimentos num primeiro momento.

Mas para evitar que aquele “evento inesperado” ocorra, a ideia de investir assim que receber sua grana, protege você de si mesmo. Funciona como um gerenciamento de risco.

Em resumo é isso, a ideia é que antes de pagar todos os outros, devemos ser um pouco mais individualistas e separar o dinheiro destinado a realizar aquilo que realmente desejamos.

Até a próxima, e se tem algo a acrescentar ou se ficou alguma dúvida deixe nos comentários.

Flws.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s