Prazos na hora de investir

Olá pessoal,

Um ponto que considero relevante na hora de investir é conciliar prazos de investimento com os objetivos financeiros. Afinal de contas, se um objetivo possui uma data de realização, é necessário ter o dinheiro naquele momento a disposição.

Devemos então adotar uma estratégia de investimentos que nos permita ter dinheiro “em caixa” sempre que necessário, já que na teoria conhecemos nossos objetivos e as datas para sua efetivação.

É importante então conhecer os prazos, que em termos financeiros se dividem em: curto, médio e longo.

Vamos definir cada um deles:

Curto prazo: investimentos desse tipo devem ser algo em torno de um ano ou dois no máximo. E essa regra serve apenas para definir o tipo de ativo que você irá utilizar para suar carteira de curto prazo. Com um limite de tempo mais curto, é essencial que os produtos tenham uma liquidez e oscilação condizente.

Ações ou fundos de renda variável podem apresentar ótima liquidez, contudo podem apresentar uma variação negativa, o que prejudicaria a realização do objetivo.

A sugestão então é utilizar produtos de renda fixa, pós fixados, ou mesmo prefixados desde que a data de vencimento seja anterior a necessidade do resgate.

Médio prazo: o intervalo de tempo nesse tipo de investimentos deve ser acima de dois anos e o limite vai depender do seu objetivo, podendo ser algo como cinco ou dez anos, mais do que isso passamos a pensar em longo prazo.

Na estratégia de médio prazo é possível utilizar produtos mais sofisticados, já que haverá mais tempo para recuperar possíveis perdas ou oscilações que podem ocorrer no início. Mais uma vez é preciso ficar atento ao limite máximo de tempo estabelecido.

Uma sugestão principalmente para prazos entre cinco ou dez anos é travar o dinheiro no início e conforme for chegando próximo a data de vencimento liquidar essas posições e realocar em produtos de maior liquidez, seguindo as dicas de curto prazo, já que em algum momento, mesmo objetivos de médio prazo vão se transformar em curto prazo com o passar do tempo.

Longo prazo: tudo aquilo que for acima de dez anos. Em regra geral, é difícil definir esse tipo de objetivo em termos mais concretos.

Acho difícil acreditar quem alguém planejaria a compra de um bem para daqui a 20 anos, a não ser talvez um imóvel.

O mais comum para esse tipo de prazo são objetivos como: formação de reserva para aposentadoria, conquista da independência financeira, ou acumulação de capital para iniciar um negócio próprio.

Como dica nesse caso, sugiro definir valores a serem alcançados, por mais abstrato que seja. Ter como meta um valor pode ir contra a ideia de investir visando alcançar objetivos, e não é a proposta do blog que você invista apenas para morrer mais rico, contudo acumular patrimônio para o futuro garante uma maior liberdade financeira.

Feita a reflexão, resta analisar quais produtos podemos utilizar. E a regra é que uma vez respeitado o seu perfil de investidor, praticamente qualquer produto financeiro pode ser utilizado.

Mesmo produtos com grandes oscilações como ações e títulos de longo prazo são vantajosos nesse caso, já que as correções podem ser feitas mais facilmente ao longo dos anos.

Como dica ficam os produtos que se protegem ou oferecem uma proteção parcial da inflação, títulos atrelados ao IPCA, ações e fundos de ações, ou mesmo imóveis, que apesar de tudo podem ter o aluguel ajustado a inflação dependendo do tipo de contrato.

Concluindo

Separar sua carteira por prazos lhe ajuda a ter mais controle sobre os investimentos e de certa forma a diversificar seus investimentos, a diversificação por prazos acaba diluindo os riscos, já que lhe obriga a buscar produtos diferentes para compor a carteira.

Lembrando que separar os investimentos por prazos é apenas uma ideia, quem prefere ter sempre todos os ativos com liquidez, ou já segue outra estratégia, como esta por exemplo, deve continuar com ela, já que no fim você deve usar sempre um sistema que lhe deixa confortável.

Dúvidas e sugestões deixem nos comentários.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s