Cuidado com Investimentos “da moda”

Fala pessoal,

Quem nunca pensou em investir em determinado ativo ou produto, apenas porque todos estavam falando daquilo, ou porque estava “na moda”?

A pergunta acima pode ter muitos nãos, principalmente pelo fato de que são poucos os que investem, mas a vontade de adquirir aquele produto deve ter passado pela sua cabeça.

Um grande exemplo para ilustrar essa situação são os Bitcoins, falei mais deles nesse post.

Mas porque ter cuidado com os investimentos da moda?

Primeiro de tudo, e pode ficar chato, mas investimentos devem ter objetivos.

Ninguém toma remédio para dor de cabeça porque achou a embalagem bonita, ou porque estava na promoção. O mesmo acontece com os investimentos, iremos adquiri determinado ativo se ele faz sentido para nossos objetivos.

Outro ponto, é saber se aquilo é realmente um investimento, e nesse caso volto a mencionar os bitcoins, para entender melhor o que quero dizer, peço que leiam este artigo aqui.

E para finalizar, quem estará ganhando ofertando aquele produto? será que realmente vai valer a pena? Digo isso porque muitas vezes cria-se uma sensação de urgência sobre tal investimento, e caso deixemos passar aquela oportunidade ficaremos de fora para sempre. Como se o mercado financeiro deixasse de existir no dia seguinte.

Isso vale para todo produto de consumo, tem alguns produtos de edição limitada que eu compro já faz uns dez anos, é uma edição limitada sem limites, mas deixamos as críticas de lado.

Não é necessário descartar tudo

Ter uma visão extrema também pode fazer mal, é bem possível que a oferta de um produto novo, e mais uma vez não me refiro somente ao mercado financeiro, possa ser do seu interesse e fazer sentido para você adquirir.

A regra é simples, se produto atende seu objetivo, se encaixa no perfil de risco e você possui o montante ideal para investir, vá em frente, algumas oportunidades são mesmo raras de acontecer, então aproveite.

A melhor forma de tomar esse tipo de decisão é ter métricas bem definidas para seus investimentos, prometo escrever algo futuramente falando sobre isso (Como escolho meus investimentos e como tomo as decisões).

O mercado não vai deixar de existir

A dica agora é mais geral, para todo tipo de produto, mas como o blog é sobre finanças os exemplos serão nesta área.

Voltando a questão da situação de urgência.

Vejo isso principalmente no mercado de ações, de renda variável no geral. Tem muito vendedor de produtos e análises financeiras, que sugere a seguinte ideia: “agora é momento ideal para investir em ações”.

Como se antes disso o mercado estivesse morto, ou como se em alguns dias a Bolsa fosse bloquear a entrada de novas investidores.

No fim quem ganha com essa “correria” são as casas de análise e as corretoras de forma geral. Notem que não critico o serviço deles, pelo contrário, sou fã das corretoras de valores, especialmente aquelas que isentam taxas e tratam o cliente na base do ganha x ganha.

A minha crítica vai para forma como a propaganda é feita, e também para nossa forma de avaliar as informações, sem pensar logicamente muitas vezes.

Para finalizar, não existe momento certo ou errado, existem sim boas oportunidades que aparecem vez ou outra, mas o mercado é cíclico, é muito provável ou melhor, é certo que essa oportunidade irá se repetir em algum outro momento.

Bom pessoal é isso. Em alguns textos é possível perceber o meu ceticismo muitas vezes exagerado, mas espero que tenham gostado.

Até mais.

Anúncios

2 comentários em “Cuidado com Investimentos “da moda”

  1. Vida Rica disse:

    a primeira coisa que me veio na cabeça foi o Bitcoin hahaha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s