Como o planejamento financeiro me ajuda?

Olá para todos,

Voltamos ao planejamento financeiro. Um dos primeiros posts do blog foi para tratar desse tema, lá prometi que voltaria a trazer mais itens sobre o assunto, e vejam só, demorou, mas chegou. Diferente da promessa de alguns candidatos aqui no blog há compromisso com o leitor.

Críticas a parte vamos ao que interessa.

Sabemos que o planejamento é importante, mas como ele nos ajuda de fato?

Irei elencar alguns itens que considero relevantes, mas pode haver outros, fique à vontade para comentar ou deixar sua opinião.

Controle: O planejamento financeiro nos dá mais controle sobre nossas finanças, já que com uma planilha pronta ou com tudo anotado na agenda, fica muito mais fácil visualizar para onde o dinheiro está indo.

Dessa forma conseguimos fazer ajustes mais facilmente, ou seja, se é necessário fazer um corte no orçamento, é possível visualizar onde será mais vantajoso fazer isso. Por exemplo, você gasta R$ 40,00 ao mês no ferino com os amigos, que é algo legal onde se diverte e traz alegria para vida, mas pode ser cortado. Contudo, seu gasto mensal no supermercado é de R$ 400,00, uma redução de 10% nesses gastos traria o mesmo resultado financeiro, mas provavelmente teria um impacto muito menor.

Alocar recursos: combinado com o item anterior permite destinar seus recursos de maneira mais eficiente, se o objetivo é atingir um objetivo de curto prazo de forma mais rápida, sabemos que nossas contribuições é que irão acelerar esse processo.

Com um bom planejamento, sei exatamente onde devo investir para alcançar o objetivo A, B ou C. Então é natural que meus objetivos também sigam uma determinada ordem. E se está tudo ali no papel, ou na planilha fica mais fácil visualizar para onde direcionar mais recursos naquele mês ou no próximo semestre.

Acompanhar seu progresso: nada melhor do que saber que sua estratégia está funcionando. Com um planejamento detalhado é possível verificar mês a mês a sua performance, e saber se está no caminho certo, ou se é necessário fazer algum ajuste. Com o tempo as estratégias se tornam cada vez melhores, e aquilo que parecia chato pode até se tornar algo divertido.

Atingir objetivos: Sim, essa é a função fundamental do planejamento, chegar em algum lugar. É aqui que você define prazo, valor a ser conquistado, quanto irá poupar por mês, e por meio de qual investimento.

Claro, quanto mais você conhece sobre produtos financeiros mais fácil será escolher o mais adequado, mas lembre-se, o blog sempre estará aqui para ajudar aqueles que a ele recorrerem.

Tirar a ideia do papel: no geral temos a ideia de que nosso cérebro vai reter todas as informações que precisamos e sempre teremos acesso a elas a qualquer momento, mas basta você ler uma receita de bolo pela manhã e tentar fazer a mesma durante a tarde que irá perceber que sua tese estava errada.

Então, bote as ideias no papel, crie o seu planejamento, modifique, mesmo que de inicio não seja algo organizado, com o tempo é natural ir se aperfeiçoando.

Por último, tenha sempre vários objetivos, e conforme for atingindo cada um deles celebre e busque formas de conquistar o próximo.

Tenho que fazer tudo isso?

Sim e não, cada um irá definir o que é mais importante para si, a única parte essencial é tirar a ideia do papel.

Claro que se tentar fazer tudo que está ali de uma vez só pode ser absurdamente chato, principalmente para quem não gosta de planilhas ou nunca trabalhou com elas. Mas faça devagar, monte o orçamento na primeira semana, avalie o que pode ser melhorada nas semanas seguintes vá fazendo as adaptações aos poucos.

Quem define o prazo é você.

Espero que tenha contribuído e lembrando que no blog há uma planilha para auxiliar no controle do orçamento, é grátis.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s