Quanto juntar para realizar meu objetivo?

Olá para todos,

No blog falo sempre de finanças, da importância de se aprender sobre o assunto, comento sobre investimentos, mas senti que faltava algo mais prático.

Quanto preciso acumular em dinheiro para alcançar meu objetivo?

É claro que o valor a ser acumulado será sempre aquele que representa o custo total do bem que se quer adquirir, ou do projeto que se deseja realizar. Mas a ideia é saber o quanto preciso poupar mensalmente, e quanto os juros irão ajudar nesse processo.

Se ficou alguma dúvida, sim, deixarei uma planilha que fará a mágica, ou o cálculo melhor dizendo. Não precisa se preocupar com essa parte.

Primeiro de tudo. Saiba o quanto o seu objetivo vai custar. Se você quer comprar uma TV, um vídeo game, um carro ou avião, previamente precisa saber quanto custa, então antes de mais nada pesquise pelo preço daquilo que você quer.

Em segundo lugar, você deverá definir em quanto tempo pretende juntar esse valor, a planilha que vou dar de presente estará em meses, então é importante que você faça a conversão.

O prazo também é importante pois irá ajudar a definir o tipo de investimento a ser escolhido, e nisso o blog pode lhe dar uma força, lembrando que uma vez que se saiba os sintomas fica mais fácil escolher o remédio.

Terceiro passo. Qual será a sua rentabilidade? Se você escolher um produto de renda fixa essa resposta é um pouco mais fácil, se o objetivo é algo de prazo mais longo complica um pouco.

Mas você pode fazer uma projeção e assim ter uma média da rentabilidade, pois sem isso a planilha não irá funcionar.

A dica é simular 3 cenários. Um cenário realista, considerando uma taxa atual e projetando essa mesma taxa no futuro. Um cenário positivo, onde a taxa aumenta e acelera sua conquista, só não vale querer ganhar mais que os bancos. E um cenário negativo, onde a taxa cai, e que na verdade é o que pode realmente acontecer.

Para não deixar sem exemplos: nossa taxa de juros atual está em 6,5% a.a.

Isso permite conseguir investimentos de médio prazo, por exemplo, que lhe garantam um ganho de 11 ou até 12% anualmente se travar o seu dinheiro por mais tempo.

Se quiser algo de curto prazo o máximo é de 8%, considerando um cenário realista. Mais uma vez, as taxas são do dia que escrevo esse post.

E no longo prazo podemos simular algo em torno de 10% ao ano. A parte do positivo e negativo eu deixo para cada um, já que é algo muito subjetivo.

Estas são as três variáveis que encontrarão na planilha. Além disso, é possível incluir um valor que já se tenha guardado, que você pode lançar lá, ou subtrair do total. A ideia de subtrair significa que aquele valor estará rendendo juros junto com o capital aportado mês a mês.

Basicamente é isso. O post ficou curto, mas acredito que sirva como um manual de instrução, de qualquer forma usem os comentários se surgirem dúvidas.

Para conseguir a planilha basta seguir o blog por e-mail, ou através da conta wordpress.

Aos que já seguem o Todo Mundo Rico, deixem um comentário que eu envio no seu e-mail.

Até mais.

2 comentários em “Quanto juntar para realizar meu objetivo?

  1. Vida Rica disse:

    porque não disponibiliza pra download? 🙂

    Curtir

  2. Então, a ideia é disponibilizar aos seguidores do blog. Como meu plano é gratuito não achei uma opção de download aos seguidores somente, teria que ser para todos. Daí utilizei o cadastro para facilitar o envio das planilhas

    Curtir

Deixe um comentário