Estratégias x Recursos

Olá pessoal,

O que vale mais, ter uma boa estratégia e poucos recursos? Ou muitos recursos compensam uma estratégia ruim?

O post de hoje não deve se restringir somente as finanças, pode ser usado em outros contextos. Na verdade, encontrei essa ideia em um livro que li recentemente que falava sobre gestão, liderança e Harry Potter.

Sim, o livro é do autor Tom Morris, e tem como título: “E se Harry Potter dirigisse a General Electric?”. Vale a leitura.

A questão dos recursos VS estratégia que é comentado no livro me fez pensar sobre um assunto, que conforme o que acredito ainda ilude muita gente. E está relacionado ao valor da renda pessoal, ou a capacidade de cada um de “fazer dinheiro”.

Sabe aquele ator famoso ou o jogador de futebol que ganhava muito e depois de alguns anos perdeu tudo? Bem, é isso mesmo.

Importância da Estratégia

Segundo o autor, elaborar e obviamente seguir uma estratégia bem definida, permite alcançar seu objetivo, mesmo que os recursos sejam escassos ou mesmo medíocres.

Traçar um plano sabendo onde se quer chegar pode ser bem trabalhoso e exigir alguns sacrifícios, muitas vezes será necessário haver aprendizado ao longo do caminho, o que irá permitir obter resultados cada vez melhores.

Fazendo um paralelo com suas finanças a ideia é que começar com pouco, seja pouco dinheiro ou conhecimento em investimentos, mas com um plano bem definido permite alcançar o que se deseja.

A ideia é seguir sua estratégia e principalmente se manter fiel a seu perfil, e evitar se sabotar, como comentei nesse post, sobre os “investimentos da moda”.

Muitos recursos e uma estratégia ruim

No livro o exemplo é dado de outra forma, como o contexto é a gestão de uma empresa, os recursos seriam o seu time de colaboradores, então o muito representa os melhores.

Ter os melhores funcionários na equipe, não significa sucesso imediato, se a estratégia for ruim. Mas calma, não significa que uma boa gestão deve escolher qualquer pessoa independente de sua qualificação, a ideia é que não basta reunir o melhor time se não se sabe onde se quer chegar.

Nas finanças pessoais eu adaptei a ideia dos recursos para o montante de dinheiro, e é nesse ponto que entra o exemplo do ator famoso.

Ter uma renda muito alta, permite ter um elevado padrão de vida, mas por quanto tempo?

Se você tem certeza de que irá trabalhar para sempre no mesmo ritmo, ótimo, caso contrário tem algo de errado aí.

Se a desculpa é aquela de quando ganhar mais vou pensar nisso, mais uma vez você está se sabotando, o que reforça a ideia de que mais recursos não significam melhores resultados.

O que é mais importante no fim das contas?

Seguir uma boa estratégia e ter os melhores recursos a disposição, aqui não importa o contexto.

Claro que no início é difícil separar uma grana para começar a investir, ou só de olhar todos os tipos de investimento da vontade de desistir, mas lembre-se, ninguém investe para morrer mais rico, pelo menos eu espero, investimos para realizar sonhos e objetivos.

Então não desista dos seus sonhos. Que frase linda.

Por hoje é isso, e até a próxima.

Flws.

Anúncios

3 comentários em “Estratégias x Recursos

  1. Vida Rica disse:

    é melhor uma boa estratégia do que muitos recursos. Lembre-se das Termópilas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s