Você sabe lidar com seu dinheiro?

Essa é uma daquelas perguntas que o sim ou não acaba sendo insuficiente. Mas de forma sincera, o que você responderia?

Fala pessoal,

Saber lidar com dinheiro é algo que não se aprende na escola, pelo menos na maioria delas. Ainda estamos longe de ter uma educação financeira de qualidade no ambiente escolar, seja no ensino médio ou mesmo lá no início no ensino fundamental.

E antes de seguir com o post, uma consideração, para não dizer que é uma crítica.

Assim que saiu a aprovação da educação financeira na BNCC – Base Nacional Comum Curricular (que é basicamente uma lista com as matérias que devem ser tratadas dentro do ambiente pedagógico), fui lá checar e me deparei com temas superdivertidos, como matemática financeira, cálculo de juros e por aí vai.

O primeiro passo foi dado, isso que importa, mas conhecer a matemática de forma mais complexa não garante uma boa educação financeira, até comentei mais sobre isso nesse post aqui.

Toda essa introdução para que?

Primeiro para quem ler ficar sabendo que haverá educação financeira nas escolas, de forma meio capenga, mas vai ter.

E segundo para servir de base para a pergunta lá de cima. O que realmente preciso saber para lidar bem com meu dinheiro.

Muita gente acredita que sabe lidar com o dinheiro, porque o usa diariamente, no geral a pessoa trabalha recebe seu salário, gasta com o que precisa, e pronto, magicamente sabe lidar com dinheiro.

Infelizmente é um pouco mais complexo que isso. Vamos dar um exemplo.

No dia que escrevo esse post tenho 25 anos. E desde sempre eu me alimentei, ou seja, considerando uma média de três refeições por dia, daria um total de 27.375 vezes que lidei com comida. Apesar de toda essa experiência, eu sou quase um desastre ao cozinhar, minhas grandes habilidades se limitam a fazer gelo, suco, e claro pipoca.

Para resumir, e minha habilidade em fazer gelo deixa isso um pouco mais claro, lidar ou interagir com algo não lhe torna um especialista no assunto. É preciso estudar ou ao menos tentar entender como aquilo funciona.

Talvez a pergunta certa seria: como você lida com seu dinheiro?

Nesse caso a resposta fica um pouco mais elaborada, e tenho quase certeza que depois do trecho lá de cima você meio que pensou se realmente cuida bem do seu dinheiro.

A ideia do blog não é condenar ninguém, mas sim desconstruir algumas ideias, ou tentar melhorar a nossa forma de encarar algumas coisas.

Lidar bem ou mal com o dinheiro não se limita a saber usá-lo como moeda de troca, e sim em como tratamos o resultado do nosso trabalho.

Por fim, responda para si mesmo, você tem tratado bem o seu dinheiro? Tem conseguido conquistar aquilo que realmente deseja, se não, o que está faltando para começar?

Ficou bem reflexivo, agora que vi.

Desculpem as piadas e até mais.

Anúncios

4 comentários em “Você sabe lidar com seu dinheiro?

  1. #lerehbom... disse:

    Republicou isso em O PODER DA LEITURAe comentado:
    Seria muito bom este tema nas escolas…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s