Pirâmide de Investimentos

Pirâmide de Investimentos

Sim, tem figurinha no post, não é a primeira vez.

Olá pessoal,

Antes de tudo, não possuo habilidade no Paint. Não sei se a distribuição de cores faz sentido. E eu sei que parece aquele trabalho de última hora feito por fazer.

Contudo, espero que ajude, pois, a ideia irá fazer sentido lendo o post.

Originalmente essa forma de classificar os ativos não é totalmente minha, o uso da pirâmide sim, mas a ordem que segui se baseia no conteúdo que aprendi através do curso Investimento Perfeito do André Bona. Aproveite e conheça o canal dele no YouTube, é uma das pessoas que mais respeito no mundo das finanças.

Outro ponto é que alguns produtos citados na pirâmide ainda não foram detalhados aqui no blog, alguns por eu não acreditar que faça sentido comentar, como CRI’s e CRA’s por exemplo, que exigem investimento mínimo de milhares de reais ou mais, então acaba que foge da realidade do pequeno investidor.

Outros porque ainda não utilizo, e os demais pelo fato de que existem muitos produtos financeiros, faltou sim alguns deles na pirâmide, mas com o tempo devo trazer mais informações, não se preocupe.

Claro, surgindo dúvida sobre algum item em particular deixe nos comentários.

O que a poupança faz ali?

Por mais que se dia que não é investimento, que no blog mesmo eu já tenha citado que há opções melhores e que tem data de aniversário e mais outros fatos. Meu coração foi bondoso e a poupança está ali.

É a vida.

Entendendo a Pirâmide

A proposta geral é ordenar os produtos de acordo com o risco, onde a base representa o produto mais seguro e o topo o de maiores riscos. Pode parecer óbvio mais acho importante comentar.

Além disso, o que levei em conta não foi só a complexidade dos produtos, mas também as possibilidades de variação, risco de calote e de falta de liquidez.

Veja que um Tesouro IPCA, por exemplo, que conta com a mesma garantia do Tesouro Selic, fica no nível três, contudo a possibilidade de variação de valor fez com que ele subisse alguns níveis.

No fim das contas a pirâmide serve para dar uma visão geral sobre os ativos, cada um pode ter uma opinião diferente da forma de classificar os produtos, até mesmo pelo fato de ter conhecimentos e perfis de risco diferentes.

Não é meu objetivo vincular cada nível da pirâmide com os perfis conservador, moderado ou agressivo, tudo irá sempre depender das metas de cada indivíduo e de seu nível de educação financeira.

Piromancia

Todos aqueles produtos não regulados. Ou promessas mirabolantes de resultados fora da realidade. Evite a piromancia ao investir seu dinheiro.

Por fim, a intenção com a pirâmide é facilitar a compreensão dos níveis de risco dos produtos mais conhecidos, espero de verdade que seja útil e não embaralhe ainda mais os conceitos.

Até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s