O que preciso saber antes de investir?

Olá pessoal,

Acredito que haja um certo misticismo em relação aos investimentos, como se fosse necessário ser especialista no assunto para começar ou ganhar dinheiro “de verdade”. Muita coisa acaba sendo da nossa própria cabeça, com o medo de perder dinheiro ou a comodidade da poupança.

Contudo, alguns “especialistas” gostam de criar a sensação de que sabem mais do que realmente sabem, falei mais sobre isso no post sobre finanças e os profetas do passado.

A ideia então é apresentar o básico, para evitar arrependimentos, medos ou expectativas exageradas.

Vamos lá…

Ninguém fica rico do nada

Pode ser óbvio, mas muita gente ainda tem a expectativa de encontrar o investimento perfeito que irá salvar sua vida em poucos meses.

Eu mesmo tentei achar a fórmula secreta, lendo vários livros que falavam sobre o mesmo tema ou tentando conhecer todos os investimentos mais mirabolantes que garantissem uma rentabilidade extraordinária.

Posso dizer que não perdi dinheiro, porque não fiz nenhuma besteira, mas a maior lição foi que o seu patrimônio depende apenas de você para crescer, ou seja, do seu trabalho e de acumular sempre.

Conhecer o produto A ou B, facilita a sua vida mas vai ajudar lá na frente, ao invés de juntar por 30 anos serão apenas 26 ou 23, então nos primeiros meses e anos, tudo depende de você.

Mas o importante é a riqueza espiritual, e blá blá blá. Sim, concordo, mas nunca consegui pagar boletos e contas com abraços ou sorrisos. Então investir é sim importante.

Fórmulas mágicas

Complementado o item anterior. Não existe um caminho secreto que uma pessoa apenas descobriu mas por extrema bondade está vendendo na internet por um preço bacana em um curso de um mês ou menos.

As coisas levam tempo, o exemplo que ilustra bem o que quero dizer pode ser a venda de bilhetes premiados, qual a lógica?

Geralmente o ganancioso é quem perde.

Comece com o simples

Já falei aqui, mas ninguém precisa ser o gênio da matemática ou o melhor gestor de riscos para investir.

Lendo um ou dois livros, ou mesmo procurando um educador financeiro que leve conteúdo de qualidade fica muito fácil aprender o básico e começar.

Com o tempo outras oportunidades irão surgir, lembre que você levará alguns anos até juntar um montante relevante, tempo não vai faltar.

Uma dica aqui é evitar o seu gerente do banco, primeiro porque não há garantia de que ele entende de investimentos, segundo que ele vai vender produtos do banco dele, o que pode não ser o melhor para você.

Respeite seu perfil de investimento

Ninguém precisa sair do perfil moderado para o arrojado, ou do conservador para o moderado se não se sentir à vontade.

Mais uma vez, no início é comum querer acelerar os ganhos, mas nesse momento o mais importante é acumular sempre e evitar perdas, a troca de perfil pode acontecer, mas somente se você se sentir seguro e confortável para fazer isso.

Claro que a história do trader que conseguiu ficar rico antes dos 30 anos é muito bonita, mas ninguém conta quantos outros milhares ficaram pelo caminho. Lembrando que essas pessoas existem, mas elas trabalharam muito e souberam aproveitar as oportunidades, além do fator sorte que estará sempre presente.

No fim, é importante perceber que as coisas levam tempo, e a dica mais importante talvez seja: ter paciência.

Espero que tenha gostado e até mais.

Flws.

Aproveite o cupom e conheça também o curso Futuro Mais Rico

Anúncios

4 comentários em “O que preciso saber antes de investir?

  1. penso em escrever um pequeno ebook para quem está começando a investir. muitos querem começar, mas não sabem como nem por onde.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Kalina disse:

    Ótimo post! As pessoas podem começar tirando o dinheiro da poupança, é um primeiro passo para entender de investimentos e criar uma reserva de emergência 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s