Você não precisa ser especialista para começar a investir

Olá pessoal,

Uma coisa que pode assustar quem começa a olhar com mais carinho para as finanças é a quantidade de informação existente. São tantas siglas que começam a aparecer que muitas vezes parece ser algo complexo demais. Mas acredite, é mais simples do que parece.

É claro que ninguém vai aprender magicamente a cuidar do seu dinheiro do dia para noite, é preciso paciência, assim como para aprender qualquer outra coisa. E se você discorda de mim e acredita que já cuida muito bem do seu dinheiro leia esse post.

Por mais que exista muita informação, posso dizer por experiência própria que tem milhares de temas que você vai ver mas que nunca vai utilizar, ou vai acabar usando somente depois de muito tempo.

Segue meu exemplo:

Quando estava pesquisando por tipos de investimentos diferentes descobri os CRI’s, por exemplo, que são os Certificados de Recebíveis Imobiliários. Comecei a ler sobre o assunto e entender mais sobre esse investimento para perceber que mesmo que eu dominasse o assunto ele não teria serventia para mim, pelo menos naquele momento.

O motivo para isso é que, esse investimento exige um capital mínimo de aporte em torno de R$ 300.000,00 algo que não faz parte da minha realidade. Além do mais não sou nenhum gestor de fundos, então bastou eu saber que aquilo existe, não havia motivo para adentrar mais no assunto a não ser por curiosidade mesmo.

Este é um exemplo, você pode achar outros investimentos que não fazem sentido ou mesmo estratégias, não quero dizer que aquilo não tem utilidade, apenas que não tem utilidade para mim ou você.

Aprenda com os erros

Nada melhor do que utilizar sua experiência com alguma coisa para crias melhores formas de lidar com uma situação. Na página inicial do blog comento sobre isso, e há alguns posts espalhados por aqui onde relato alguns erros que cometi que me deixaram mais esperto, como o investimento em títulos de capitalização ou a diversificação sem sentido que utilizava.

A ideia é que você se informe sobre o que está fazendo até para evitar grandes perdas, mas você não deve esperar dominar todos os assuntos para dar o primeiro passo, até porque quanto mais cedo começar, maior será a ação dos juros no tempo.

Não precisa exagerar também e tentar aplicar piromancia com o seu dinheiro e mais importante ainda, evite os vendedores de minas de ouro.

Para finalizar a ideia é botar a mão na massa, eu mesmo nunca soube cozinhar bem, mas nem por isso fui estudar gastronomia ou busquei entender qual a reação química que ocorre com cada alimento, simplesmente peguei algumas receitas e fui tentando fazer. Atualmente não pretendo ser nenhum chef, mas com certeza o que tento fazer hoje sai muito melhor do que na primeira vez.

Até mais.

OBS: mais uma vez o exemplo é sobre comida, o que reforça a minha falta de criatividade, espero que me perdoem. 🙂

 

 

2 comentários em “Você não precisa ser especialista para começar a investir

  1. ótimo texto! por isso sempre falo pra quem não entende nada começar pela poupança mesmo. o hábito de guardar é melhor do que ficar adiando pra sempre o começo dos investimentos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário